quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Moulage






A moulage é uma técnica francesa de modelagem tridimensional em que a criação se dá diretamente sobre o manequim, o que possibilita roupas com acabamento e caimento perfeitos, do ponto de vista da forma. A moulage é muito utilizada em alta costura, mas pode ser usada em outros segmentos, especialmente nas indústrias. É uma técnica muito antiga que, depois do movimento fashion durante a década de 1990, está sendo resgatada por profissionais e escolas de moda, mas adaptada às necessidades e possibilidades do momento.

A moulage permite que a criação tome formas imediatas em materiais de baixo custo, que permitem a visualização geral da criação. Depois do estudo elaborado, o tecido é transportado para o papel como molde definitivo em muito menos tempo e com precisão técnica. Diferentemente do que se pensa, a moulage é uma técnica perfeitamente aplicável à malha, aos processos industriais e à alfaiataria.

No Brasil a moulage chegou no começo da década de 1980, pelas mãos de uma modelista francesa, Janice Niepceron. No entanto, apesar se falar muito dela, ainda é uma técnica pouco conhecida e pouco aplicada, sobretudo pela indústria, que, em geral, faz uso da modelagem plana nas suas coleções. A moulage desperta desconfiança por parte das indústrias têxteis, todavia é um conhecimento essencial que deve estar presente nas indústrias e também nos cursos de moda de todo o Brasil. Santa Catarina, um grande pólo industrial têxtil e de produtos aposta na sua identidade e se posiciona fortemente no cenário nacional como um importante e fértil polo de referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário