Vejam a matéria na íntegra: http://www.offline.com.br/Edicoes/11/artigo132279-1.asp
Por Marcos Rossetton e Aline Rodrigues de Magalhães
A mulher mais famosa do Brasil é responsável por difundir no exterior a imagem caricatural de país dos trópicos. Difundiu o samba, a fantasia de baiana, muitas marchinhas de carnaval e a sandália plataforma que, se tivesse patenteado, a teria tornado muito mais rica do que foi!
Com olhos maliciosos e mente surpreendente, Carmem Miranda foi uma artista completa, pois trazia a consciência sobre seu papel sociopolítico e econômico na ousadia transgressora de seus figurinos. Artesã, ela montava seus próprios turbantes, reciclava materiais, tornava o “jeitinho brasileiro” um diferencial para suas criações, suas roupas, apliques e acessórios. Transformou o uso explícito dos turbantes numa referência de nosso sincretismo racial e, com todas as caracterizações, transformou o lixo em luxo, reciclou idéias e materiais, dando valor a cada quinquilharia, aproveitando e fazendo disso alegoria de beleza, além de um manifesto artístico.
Completados 100 anos de sua refinada passagem pelo mundo, como seria nossa pequena notável hoje revigorada, reeditada e reciclada, num tempo de globalização, de uso de CO2 como moeda de troca entre países poluentes pelo mundo, de roupas ecologicamente corretas, do uso de tecidos feitos com fibras de garrafas pet, peças do vestuário com algodão orgânico e plásticos reaproveitados?
Traçamos uma licença poética dentro do universo de Carmem, para apresentar com nossa manequim “Mirandinha” e com modelo vivo as apropriações exageradas e consumistas do mundo contemporâneo e desenfreado, refletindo nosso próprio consumo, num manifesto de moda – jovem, irreverente e transgredindo a própria imagem de Carmem Miranda, reeditada. É o que revela este editorial produzido especialmente para OFFLINE.
SERVIÇOS:
Idealização: Coordenação do Curso de Design de Moda da Fefisa
MODA:
Editor de moda e styling: Marcos Rossetton
Fotografia: Eduardo Guimarães
Assist. fotografia: Bel Gasparotto
Modelo: Mayla Labigaline
Make up: Pamella Cristina Ferrarez
Produção: Kelli Cristina P. Serafim e Lilian Vieira Lima
INSTALAÇÃO:
Concepção manequim: Marcos Rossetton (turbante e saia)
Top rolos de papel higiênico: Lilian Vieira Lima e Pamella Cristina Ferrarez
Saiote: Maiara Brambilla Dantas
Balangandans: Kelli Cristina P. Serafim (brincos, colares e pulseiras)
Modelagens: Profº Rossetton e Lilian Vieira Lima (saia e top)
Painel de patchwork: Isabela Quintes, Maiara Brambilla Dantas
Material reciclado: 1ª Turma do curso de Design de Moda
Contribuição de imagens: 1ª Turma do curso de Design de Moda
Agradecimentos:Erica Baldin (secretária), Gracinda Godinho e Marco Amorim (motorista)
Apoio: Fefisa – Faculdades Itegradas de Santo André
Nenhum comentário:
Postar um comentário