quarta-feira, 25 de março de 2009

A ditadura da moda



A Conrad acaba de lançar o primeiro romance da jornalista Nina Lemos, chamado “A ditadura da moda”.
Há mais de uma década, a indústria da moda se estabeleceu no Brasil como um negócio multibilionário, com eventos que mobilizam milhares de pessoas, modelos e estilistas transformados em mega-estrelas e uma atenção por parte da mídia que talvez não se repita com tamanha intensidade em nenhuma outra parte do mundo.
Porém, apesar da riqueza e da influência que exerce no cotidiano dos brasileiros, o universo da moda permanece sendo um tema pouco explorado nas obras de ficção produzida no país, seja na dramaturgia ou na literatura, a não ser em representações um tanto caricatas em novelas e seriados de TV.
Em A Ditadura da Moda, a jornalista Nina Lemos mergulha de cabeça nesse mundo que conhece tão bem para trazer à tona um relato leve e divertido, que revela as entranhas do glamour de desfiles e semanas de moda de forma nua e crua, mas sem perder o bom humor que lhe é característico. E assim se sucedem os acontecimentos mais bizarros, de um manifesto anticonsumo promovido por uma estilista caríssima a um galã de novela literalmente brigando por um lugar na primeira fila de um desfile – tudo isso narrado por uma jornalista à beira de um ataque de nervos, atormentada com a confrontação de seu presente de colunista (e ditadora) de moda com seu passado de filha de militantes comunistas que participaram da luta armada contra a ditadura militar.
A autora
Nina Lemos nasceu no Rio de Janeiro em novembro de 1970, filha de pais da chamada esquerda festiva. Ainda era bebê quando soube que o Brasil vivia em uma ditadura militar e, com 12 anos, participou da comício das Diretas Já. Nunca foi à Disney porque seus pais achavam que isso era coisa de alienado.
Jornalista e escritora, publicou cinco livros de crônicas junto com as companheiras do trio “pós-feminista de humor” 02 Neurônio. Com as amigas, mantém um blog no portal Uol e é colunista do jornal Folha de S.Paulo.
Já fez de tudo um pouco no jornalismo, de repórter policial conhecida por seu medo de cobrir rebeliões na Febem a crítica de moda anarquista.
Hoje vive em São Paulo, é repórter especial da revista Tpm e colaboradora da Folha, onde integra a equipe de cobertura de moda.
Leia a primeira página pra sentir um gostinho do que é o livro:







Nenhum comentário:

Postar um comentário